O IBIRAPUERA E O ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

O IBIRAPUERA E O ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 

Ricardo Barros Sayeg 

Um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo, que completará 470 anos no próximo dia 25 de janeiro, é o parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.

A ideia de transformar a região em parque surgiu na década de 1920. Como o terreno era alagadiço, um funcionário da prefeitura, conhecido como Manequinho Lopes, (que dá nome ao Viveiro Municipal, dentro do Parque) plantou, em 1927, centenas de eucaliptos australianos para drenar o terreno, e também diversas mudas de plantas, para serem usadas para a ornamentação da cidade.

Nos anos 1950 as obras começaram a ser realizadas. Com o objetivo de inaugurar o parque em 1954, a tempo do Quarto Centenário, os responsáveis pela construção do Ibirapuera deram a Otávio Augusto Teixeira Mendes o trabalho de fazer o paisagismo da área verde.

Os arquitetos contratados para planejar as edificações foram Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes que construíram um parque com características modernistas. 

O parque foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo.

Hoje o parque do Ibirapuera conta com 158 hectares de área, ou melhor 1.584.000 m², destinados ao lazer dos paulistanos e turistas. Além da grande área usada para praticar esporte, encontramos nas dependências do Parque: o Pavilhão Japonês, Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, Auditório Ibirapuera, e muitos outros equipamentos culturais e administrativos.

Viva São Paulo!




Comentários