O BBB E SUA INFLUÊNCIA NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO

O BBB E SUA INFLUÊNCIA NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO

Ricardo Barros Sayeg

Fiquei surpreso ao saber que quando a participante do atual BBB, Wanessa Lopes citou o livro “mil novecentos e não sei o quê”, se referindo a 1984, de George Orwell, as buscas pela obra dispararam na internet. O mesmo aconteceu depois de a cantora Wanessa Camargo citar o livro “Sociedade do Espetáculo”. No dia 10 de janeiro, o livro de Guy Debord atingiu um pico de pesquisa num período de 10 anos, segundo o Google Trends. 

Não é a primeira vez que o reality influencia o mercado editorial. Em 2011, o livro “Deixe os Homens aos seus Pés”, da autora norte-americana Marie Forleo chegou a se esgotar nas livrarias brasileiras, após uma conversa entre o apresentador Pedro Bial e a participante Maria Melilo. Na época, a editora chegou a imprimir mais de 30 mil exemplares às pressas. 

Em edições anteriores, era comum que os confinados passassem um pouco do tempo lendo. Diego Alemão, levou "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, para o programa. Já Marcelo Dourado, escolheu a biografia de Tim Maia, escrita por Nelson Motta. Ana Paula Renault, levou "Como água para elefantes", de Sara Gruen e isso acabou incentivando o consumo desses títulos.

Ana Clara Oliveira, que se tornou apresentadora da emissora, possivelmente bateu um recorde: ela leu 7 livros durante o BBB 18. Entre eles, "Sonata em Auschwitz", de Luize Valente, "Morte Súbita", de J.K Rowling e "Querido John", de Nicholas Sparks. 

Mas, depois do BBB 19 os livros foram proibidos na Casa. Quem sabe para que os ocupantes ficassem mais dedicados ao “jogo” e aos conchavos que normalmente se estabelecem. Como o ditado diz: “mente vazia, oficina do diabo”, ou do Boninho, se preferirem.

A presença de livros na Casa daria maior repertório aos participantes para embasarem suas discussões. O BBB, que já permite a exibição de filmes e shows, bem que poderia também permitir pelo menos que os participantes levassem seu livro preferido ou algum que tivessem escolhido antes de entrar no reality. Isso já ajudaria a incentivar a leitura entre milhões brasileiros que assistem esse programa de gosto discutível, mas de enorme audiência.

A participante Jéssica, do BBB 18 lendo um livro de cabeça para baixo!




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