MÍDIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Mídias sociais e educação básica no Brasil

Ricardo Barros Sayeg

As mídias sociais têm se tornado parte integrante da vida contemporânea, influenciando diversos setores da sociedade brasileira, incluindo a educação. No contexto brasileiro, a presença cada vez mais marcante dessas plataformas nas vidas dos estudantes da educação básica levanta questões relevantes sobre os impactos positivos e desafios enfrentados no ambiente educacional.

Podemos observar que as mídias sociais possuem grande potencial para estudantes e professores. Elas proporcionam um espaço para a troca de informações, a colaboração e o aprendizado coletivo, estimulando a resolução de problemas de forma conjunta. Ao mesmo tempo, elas levam à distração dos estudantes durante as aulas, bem como nas suas atividades educacionais em casa. Outro problema relacionado à expansão das mídias sociais é a propagação de informações incorretas ou tendenciosas, o que exige por parte dos educadores uma educação midiática e digital robusta. Essa nova educação deve preparar os alunos para um uso responsável e crítico dessas ferramentas. Outra questão que deve ser objeto de discussão entre alunos e professores é a conscientização sobre as fake news. Os educadores devem preparar bem os alunos para aprenderem a discernir informações confiáveis das falsas.

A utilização das mídias sociais podem ajudar os docentes a criarem aulas mais dinâmicas e criativas com uma grande participação por parte dos alunos.

É importante também a participação e o envolvimento dos pais e da comunidade no processo da utilização consciente dessas mídias.

No contexto atual, a presença cada vez mais marcante dessas plataformas nas vidas dos estudantes da educação básica levanta questões relevantes sobre os impactos positivos e desafios enfrentados no ambiente educacional.



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