ANTROPOCENO

ANTROPOCENO

Ricardo Barros Sayeg 


Antropoceno é o nome dado a nova época geológica na qual vivemos. O termo vem do grego: antropo (homem) e kainos (novo). Ele foi divulgado a partir do ano 2000 pelo químico holandês Paul Crutzen e designa a época geológica na qual o homem tem tido grande impacto sobre o planeta.

Esse movimento teve seu período inicial de 1800 a 1945, no qual a indústria se desenvolveu em boa parte do planeta e ocasionou um enorme aumento populacional e incremento do consumo de energia.

O Antropoceno causou uma alteração da química da atmosfera, promoveu a acidificação dos solos e das águas, a poluição dos rios, lagos e oceanos, provocou a redução da disponibilidade de água potável. É um período caracterizado pela ultrapassagem da capacidade de carga da Terra e no qual está havendo uma grande extinção em massa das espécies.

Resta saber se são apenas os fatores naturais que estão causando essas mudanças ou se essas alterações são frutos da ação humana. Se forem fatores naturais são uma enorme coincidência que ocorram com o aumento das ações da espécie humana no planeta.

Que estamos vivendo uma nova época geológica, disso não resta qualquer dúvida: o aumento da temperatura em várias regiões, a destruição das florestas pelo fogo devido ao aumento da temperatura do planeta, a extinção de várias espécies marinhas e terrestres, secas, entre outros fenômenos atípicos são claros aspectos dessa nova época geológica.

Temos de mudar nossos hábitos e atitudes em relação ao planeta, se quisermos viver nele e permitirmos a vida às futuras gerações.

Caso contrário a nossa espécie corre o risco de extinção e deixaremos de viver nesse lindo planeta azul.

Comentários