EU SOU APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO
A música de Belchior já dizia: "Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, e vindo do interior..."
Utilizo essa música do excelente compositor brasileiro para ressaltar que somos latino americanos e temos muitas coisas em comum. Nossa história, nossa cultura, nossas línguas.
O colonialismo muitas vezes fez com que nos identificássemos com povos europeus. Logo eles que impuseram sua cultura, religião e nos saquearam por tanto tempo.
Devemos resgatar nossos valores de união com os outros povos da América Latina e nos unirmos. Temos grandes riquezas e enormes possibilidades de desenvolvimento.
Quando viajo a um país latino-americano sempre observo que eles parecem mais unidos que nós, brasileiros. Quem sabe a pobreza em que vivem muitos desses povos tenha contribuído para isso, para esse valor da coletividade.
Da última vez que estive em Coroico, no interior da Bolívia, observei esse grau de união. Uma senhora percorria a praça principal da cidade gritando em alto e bom som que os pães haviam acabado de sair do forno e o café do fogão. (Coroico é conhecida por ter um dos melhores cafés do mundo!) Ela queria anunciar para a cidade inteira que era hora de parar tudo e tomar um saboroso cafézinho. E isso acontece em vários outros países da América Latina.
Não podemos virar nossas costas para nossos vizinhos latino americanos. Antes de tudo, devemos nos unir, observarmos nossas potencialidades para enfrentar um mundo cada vez mais egoísta e em constante mudança.
Coroico: vista da praça principal da cidade
Comentários
Postar um comentário