O QUE É DISSONÂNCIA COGNITIVA COLETIVA?

O QUE É DISSONÂNCIA COGNITIVA COLETIVA?

Ricardo Barros Sayeg 

A dissonância cognitiva se refere a um mal estar provocado por um conflito entre o que uma pessoa pensa, o que sente e o que faz. 

No caso brasileiro esse fenômeno está acontecendo nesse momento com boa parcela das pessoas que não aceitam o resultado das eleições. 

No dia 30 de outubro elas deram a vitória a Lula, no segundo turno, com 60,3 milhões de votos, mas uma pequena parcela da população permanece acampada em frente aos quartéis do Exército em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e em outras metrópoles brasileiras, acreditando ser possível reverter o resultado das urnas. 

Elas pensam que basta Bolsonaro dar uma senha para que os militares se mobilizem e iniciem uma intervenção militar no país sob seu comando. Só que isso não irá acontecer.

A maioria dessas pessoas é vítima de um fenômeno bastante estudado na psiquiatria que é a dissonancia cognitiva coletiva. Algumas estão nesses locais também porque estão sendo financiadas por empresários e gente com muitos interesses e muito dinheiro, é claro.

E não adianta querer argumentar com elas. Para essas pessoas houve fraude nas eleições, as urnas eletrônicas têm falhas, os membros do Supremo Tribunal Federal estão alinhados com a esquerda e por aí vai. Todas as teorias da conspiração têm sentido.

Na Alemanha de Hitler o mesmo expediente foi utilizado para colocar o povo alemão contra o judeu, identificando-os como os responsáveis pela crise econômica, política e social daquele país no início do século XX.

Esse grupo de pessoas acreditam que a poupança será confiscada, que haverá invasão de terras produtivas, que as escolas terão banheiros unissex, que as crianças serão erotizadas durante sua educação, que o Brasil se tornará um regime socialista como o cubano e toda espécie de absurdos.

Agora é ter paciência e tentar conversar com algumas pessoas para fazê-las voltar à realidade. Mas algumas que não tiveram acesso a uma boa educação e não possuem senso crítico estarão fadadas a viver eternamente na bolha na qual foram enclausuradas.

Militantes bolsonaristas clamando por uma intervenção federal: delírio coletivo






Comentários