A AMARELINHA

A AMARELINHA 

Ricardo Barros Sayeg 

Nessa Copa do Mundo tem havido uma mudança de comportamento dos brasileiros. Se antes a amarelinha era febre entre os brasucas  durante as Copas, agora, essas camisetas estão perdendo espaço para as azuis.A

A camiseta que já foi um símbolo de patriotismo, dá  o apelido da seleção brasileira: canarinho.

No entanto, o símbolo passa por um revés. Depois de ser usada por manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2015 e 2016, a camiseta ganhou uma forte carga política. Ao se tornar emblema do pensamento político ultra-conservador, foi rejeitada por aqueles que pensam diferente e alguns torcedores passaram a buscar uma alternativa para torcer durante a Copa de 2018.

O bolsonarismo se apropriou dos símbolos nacionais, como a amarelinha, bandeira e o hino nacional e muitas pessoas têm medo de utilizá-los, temendo ser identificadas como simpatizantes do atual presidente.

Com a saída de Bolsonaro do poder, muitos crimes praticados por ele serão denunciados e muita gente ligada à atual gestão será punida.

Tenho fé que muitos que hoje, acreditam cegamente em Jair Bolsonaro, acordarão para a realidade e modificarão sua visão de mundo.

Mesmo assim, acredito que ainda demorará muito para reabilitarmos esses signos nacionais e unirmos o país. Tarefa árdua para os futuros governos democráticos.

Isso só o tempo e a História irão dizer...






Comentários