UMA PEQUENA HISTÓRIA DA CARTA AOS BRASILEIROS
A primeira Carta aos Brasileiros foi um texto elaborado essencialmente pelo jurista Goffredo da Silva Teles Júnior e lido no dia 8 de agosto de 1977 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo.
Entre seus principais signatários estavam Fábio Konder Comparato, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, Miguel Reale Júnior, o professor de literatura Antonio Candido e o bispo Dom Cândido Padin.
Foi um documento fundamental contra a ditadura militar que havia adotado o Pacote de Abril, meses antes, que criava os senadores biônicos e conclamava o restabelecimento do Estado de Direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte
A escolha de Goffredo foi estratégica, pois ele era um ex-integralista, não tinha laços com a esquerda, nem simpatias ao marxismo, portanto, não era visto como inimigo do regime militar.
Goffredo leu sua Carta no pátio externo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, numa tribuna que pertencia à instituição, diante de grande multidão de estudantes, de gente do povo, de altas personalidades e de jornalistas, em comemoração do sesquicentenário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil. Esse famoso documento se tornou marco decisivo no processo de abertura democrática no país. Embora não programado, após a leitura os estudantes saíram em passeata pelo centro de São Paulo por várias horas, burlando a repressão policial.
A atual Carta será lida no dia 11 de agosto no mesmo local histórico da Faculdade de Direito. A meta é chegar a um milhão de assinaturas.
A carta é assinada pelas personalidades do meio jurídico, acadêmico, político, sindical, dos movimentos sociais, de empresários e banqueiros, conta com grande engajamento de artistas e atletas e gente do povo que, assim como na ditadura, somam suas vozes e forças na luta contra o autoritarismo.
Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/07/31/interna_politica,1383618/a-primeira-carta-aos-brasileiros-escrita-ha-45-anos-inspirou-novo-manifesto.shtml
Goffredo da Silva Teles Júnior lendo a Carta aos Brasileiros, no dia 8 de agosto de 1977, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário