JORGE AMADO: 110 ANOS DO NASCIMENTO DO GRANDE ESCRITOR BAIANO
Jorge Amado nasceu em Ilhéus, no sul da Bahia, em 10 de agosto de 1912. Suas obras eram baseadas nas vidas comuns dos baianos, da cidade e do campo.
Ele teve livros queimados em praça pública, mas quase no fim de sua vida ocupou uma vaga na Academia Brasileira de Letras, o que coroou sua carreira.
Através de cenários e personagens eternizados no imaginário coletivo provocou discussões morais, religiosas, raciais e sociais de seu tempo de forma bastante inusitada e original.
A disputa pela terra, a tomada de consciência política, enredos de traição, sensualidade, a vida daqueles que viviam nas ruas foram contados por milhares de personagens entre mulheres, imigrantes, trabalhadores, fazendeiros, prostitutas, coronéis. Dona Flor, Quincas Berro d'Água, Tereza Batista, Tieta, Pedro Bala, Gabriela são alguns dos mais conhecidos personagens de Amado.
Foi eleito para o cargo de deputado federal na década de 1940, pelo Partido Comunista Brasileiro,, mas não chegou a concluir o mandato. Mesmo assim foi o autor da lei que garantiu a liberdade religiosa.
Sua obra foi traduzida para 49 idiomas.
Nesse 10 de agosto: salve Jorge!
Comentários
Postar um comentário