ALCATRAZES
Eu e o Dennis, um querido amigo, acordamos bem cedinho naquele dia, nos dirigimos à marina de Ilha Bela e embarcamos no barco do meu amigo de 27 pés, muito bem equipado. Destino: Alcatrazes, um pequeno arquipélago próximo de Ilha Bela. Por lá, o objetivo era pescar anchovas.
No momento em que saímos no barco, havia um outro bem menor que o nosso lotado de descendentes de japoneses. Até rimos, pois o barco era tão pequeno que quase não haveria lugar para os peixes, caso conseguissem pescá-los!
Quando estávamos chegando próximo a Alcatrazes um instrumento do barco nos avisava: "keep out of Alcatrazes!". Não demos muita atenção ao aviso. Retornando para a marina descobrimos que a região era utilizada pela Marinha para exercícios militares alguns dias da semana.
Recebi a notícia há pouco que após protestos de ambientalistas a região não será mais utilizada para aquele fim.
Voltamos à noite numa experiência ímpar. Me lembro de várias vezes ter quase caído do barco, tal eram as ondas e a violência do mar na região.
Quando chegamos, lembram do barquinho dos japoneses? Estava abarrotado de peixes e de outros frutos do mar. Nós só conseguimos pescar duas anchovas depois de muito sacrifício. Mas levamos para casa na Ilha e fizemos um jantar delicioso com muito orgulho. Afinal os peixes haviam sido pescados por nós.
Alcatrazes é um refúgio de aves e peixes raros no Atlântico sul. Um lugar sem igual nessa região do planeta.
Nunca mais voltamos ao arquipélago que pode ser visitado apenas por empresas cadastradas no ICMBio.
Comentários
Postar um comentário