A INDEPENDÊNCIA DOS EUA
Há alguns anos atrás tive a oportunidade de estar nos EUA durante as comemorações da independência do país. Naquela época viajávamos de carro pelos estados do sul. Pude verificar que os norteamericanos comemoram sua independência com bastante entusiasmo. Geralmente reúnem as famílias e amigos para um churrasco, soltam fogos de artifício e, lógico, prestigiam sua bandeira e outros símbolos nacionais.
Isso se deve em parte porque a independência norteamericana foi conquistada através de lutas sangrentas que envolveram boa parte da população. No Brasil, lutas também ocorreram, mas estavam circunscritas a algumas províncias, como a Bahia, por exemplo, que comemora a independência antecipadamente, no dia 2 de julho (jamais devemos esquecer o papel de Maria Quitéria que se vestiu de soldado para enfrentar as tropas portuguesas)
Nos EUA, entretanto, a festa reveste-se de um viés bem mais patriótico e democrático pois ela surge no seio da comunidade.
Por aqui os governos militares nos deixaram a famigerada herança dos desfiles das Forças Armadas que, muitas vezes, ao invés de atraírem a população a afastam das comemorações.
4 de julho de 2022: independência dos Estados Unidos da América.
Comentários
Postar um comentário