O AMOR E O RESPEITO ENTRE PAIS E FILHOS NA BOLÍVIA

O AMOR E O RESPEITO ENTRE PAIS E FILHOS NA BOLÍVIA

Na segunda semana na Bolívia observei o amor entre país e filhos que existe naquela sociedade. Creio que isso está ligado às origens indígenas da maior parte daquele povo. Entre os povos originários da América, as crianças são tratadas com muita atenção e carinho.

Sempre observava o afago dos pais com seus filhos e também dos filhos com seus projenitores.

Quando passava na frente de uma escola sempre presenciava muitos pais que aguardavam seus filhos com muita ansiedade.

Muitas vezes observava pais ajudando seus filhos a fazerem suas tarefas de escola nas praças, ruas, bibliotecas e também em casa 

Quando saeam, as crianças são tratadas com muita atenção por seus paipais ou vovós que sempre as acompanham em suas brincadeiras.

As cholas ou cholitas levam seus filhos no aguayo, que é uma espécie de mochila bem colorida, onde as crianças são transportadas nas costas das mulheres e acompanham suas avós ou mamães nas atividades às quais se dedicam.

Isso tem como resultado crianças bastante respeitosas e tranquilas que respeitam os mais velhos e ajudam seus pais nas atividades econômicas e domésticas. 

É claro que existem excessões, como em todas as sociedades, mas temos muito a aprender com esse povo encantador, que não abandonou suas origens indígenas, ao contrário, as valoriza com muito orgulho.

Cholita com seu filho no aguayo






Comentários