LA VIRGEN DE COPACABANA
Fui hoje à uma missa no Santuário Nacional da Virgem de Copacabana.
Conheça um pouco de sua história:
Nossa Senhora de Copacabana recebeu este nome em homenagem a uma cidade da Bolívia em que estou agora: Copacabana, capital da província de Manco Capac e um importante porto às margens do lago Titicaca. Fica perto da grande rocha andina denominada Cordilheira Real. É neste cenário que Nossa Senhora se manifestou como a Virgem de Copacabana.
Desde 1538 a região de Copacabana, então habitada pelo povo inca, começou a receber a pregação do evangelho pelos religiosos espanhóis. A primeira missão em Copacabana foi realizada pelos Dominicanos.
Francisco Tito Yupanqui, um descendente direto dos reis incas, foi uma figura muito importantes na história da Virgem de Copacabana. Ele nasceu nessa região e era devoto de Nossa Senhora.
Desde criança ele mostrou profundo amor à Virgem Maria. Por isso ele queria que a Imagem de Nossa Senhora estivesse no centro do altar-mor da humilde Capela de Copacabana.
Yupanqui tinha alguma aptidão para a pintura e escultura. Mas não tinha o conhecimento das regras básicas que essas artes exigiam. Mesmo assim, ajudado por seu irmão chamado Felipe, ele esculpiu uma imagem da Virgem em argila. A imagem ficou tosca, pobre, bem inferior ao que Yupanqui gostaria que ficasse, mas representava sua fé e seu amor a Maria. O pároco local, Padre Antônio de Almeida, compreendendo a boa fé de Yupanqui, colocou a imagem num altar lateral da capela.
Padre Antônio, porém, foi transferido e, em seu lugar, veio Dom Antônio Montoro. O novo padre viu na imagem apenas suas desproporções e sua pouca arte. Por isso, ele a tirou do altar e a levou para um canto da sacristia. Francisco Yupanqui ficou humilhado e muito triste com este acontecimento.
Foi então que Yupanqui começou a estudar as imagens das igrejas de Potosi e fez uma nova imagem inspirada em Nossa Senhora da Candelária muito mais bonita e perfeita e que ele levou a Copacabana.
O povo local, percebendo a devoção de Yupanki começou a pedir graças à imagem que realizou diversos milagres. Assim começou a devoção à Virgem de Copacabana.
Essa importante imagem religiosa é considerada hoje a Padroeira da Bolívia.
Texto apoiado em: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-de-copacabana/31/102/
Comentários
Postar um comentário