O BRASIL, O MUNDO E AS ELEIÇÕES DE 2022

O BRASIL, O MUNDO E AS ELEIÇÕES DE 2022

Nas próximas eleições desse ano devemos observar o que está acontecendo no mundo. Ao que parece os partidos e políticos populistas de direita estão perdendo o fôlego e o mundo está caminhando cada vez mais para tendências políticas de centro ou de esquerda. Vejamos o que aconteceu no Chile que teve a eleição de Gabriel Boric, presidente de esquerda que escolheu a neta de Salvador Allende, para chefiar a pasta da Defesa. A Bolívia, que passou por um golpe de Estado e colocou no poder um aliado do ex-presidente Evo Morales, Portugal que está sob o comando de um partido de centro esquerda, os Estados Unidos que estão sob o comando de Joe Biden, do Partido Democrata. Enfim, vários países do mundo se deram conta que os governos populistas de direita não davam resposta às demandas populares, por isso optaram por partidos de centro ou esquerda para suas nações.

No Brasil temos um político populista de dreita no poder, Jair Bolsonaro. De acordo com as pesquisas atuais, parece que não será reeleito nas próximas eleições. Mas ano eleitoral é imprevisível e não sabemos qual será o resultado.

Lula é o candidato que está em primeiro lugar nas pesquisas. É um candidato de centro esquerda, muito alinhado com a vontade popular. As políticas criadas por seu governo foram de encontro às demandas do povo. Mas, caso ganhe as eleições dessa vez, Lula não remará num mar de rosas como no seu último mandato. Terá um país quebrado para consertar. Quase 13 milhões e quinhentos mil desempregados, problemas sociais e econômicos terríveis causados pelo atual governo e pela pandemia de COVID-19. Enfim, terá uma tarefa hercúlea pela frente.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Gabriel Boric: a esquerda no poder no Chile





Comentários