HOLODOMOR
Nessas últimas semanas estamos vendo a ameaça russa de invadir a Ucrânia com suas tropas. A relação entre essas duas repúblicas da antiga União Soviética nunca foi das melhores.
Em 1928, com a chegada de Stalin ao poder, a produção agrícola foi coletivizada. A Ucrânia, todavia, tinha grande tradição na propriedade privada no campo e uma grande parte da burguesia rural ucraniana não aceitou a socialização de suas propriedades.
Isso levou o governo de Moscou a aumentar a repressão a Ucrânia e o esforço de guerra levou os ucranianos a diminuírem sua produção de alimentos.
Enquanto isso, o processo de coletivizacão aumentou e o governo da URSS proibiu o estocagem de grãos nas casas dos ucranianos.
No final de 1932, a fome e as doenças dela decorrentes atingiam a maior parte da população.
Em 1933 acirrou-se ainda mais o controle dos alimentos pelos soviéticos que passaram a confiscar todo o alimento disponível na Ucrânia. Cadáveres passaram a ser vistos nas ruas, algumas pessoas foram à loucura e houve até canibalismo entre a população daquele país.
O ano de 1933 marcou também uma forte repressão dos soviéticos aos últimos focos de resistência ucranianos e um abrandamento na política de Moscou.
O genocídio ucraniano jamais foi esquecido e hoje os historiadores estimam em quase 4 milhões os mortos pela fome imposta pelos soviéticos naquele país. Foi um período que passou para a história como o Holodomor: a fome imposta pelos soviéticos à população ucraniana.
Quem sabe isso responda à pergunta:
Por que os ucranianos preferem o ocidente ao invés de Moscou?
Monumento em homenagem às vítimas do Holodomor
Comentários
Postar um comentário