CHARLES CHAPLIN: TEMPOS MODERNOS
No dia 5 de fevereiro de 1936 era lançado o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin. O filme mostra o cotidiano de uma fábrica no início do século XX e é uma crítica veemente ao sistema fordista de produção e ao capitalismo industrial do começo do século passado.
No filme, o icônico vagabundo, interpretado por Chaplin, está empregado em uma fábrica, onde as máquinas o dominam completamente e vários percalços o levam para a prisão, principalmente a participação numa manifestação comunista contra os baixos salários e as péssimas condições de trabalho. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o vagabundo trabalhando como garçom e também como artista.
Com o Grande Ditador (1941), onde criticavava os regimes fascistas, Chaplin se rende ao cinema falado. Esse filme foi censurado em vários países simpatizantes do nazifascismo, inclusive no Brasil, naquele período. O discurso final do filme foi considerado como uma crítica ao capitalismo e o FBI começou a persegui-lo. Seu próximo filme Monsieur Verdoux (1947) foi considerado uma crítica à economia de mercado e Chaplin teve seu visto revogado nos EUA levando-o ao exílio na Suiça, em 1952, aos 63 anos. Charles Chaplin só voltou aos EUA para receber o Oscar pelo conjunto de sua obra, em 1972.
Comentários
Postar um comentário