AKTION T4
Assisti agora o curta Perdoai-nos as Nossas Ofensas, produção norte-americana de 2022, da Netflix, que mostra uma criança com deficiência sendo educada numa escola nazista pela própria mãe, professora, que é obrigada a ensinar os alunos dentro daquela ideologia que pregava a ideia de raça pura, idealizada, contra todo tipo de pessoas com "defeito físico". O nazismo via as pessoas com deficiência como um gasto para o Estado e isso era propagado pelas instituições de ensino.
Para isso, o governo nazista criou programas de eugenismo e eutanásia durante o qual médicos assassinaram centenas de pessoas consideradas por eles "incuravelmente doentes, através de exame médico crítico". Esses programas foram agrupados sob a sigla Aktion T4.
Assim, foram eliminados milhares de indivíduos, principalmente crianças, que possuíam algum tipo de problema físico. O mesmo foi feito inicialmente com pessoas que possuíam algum tipo de doença mental. Essas pessoas que estavam confinadas em clínicas ou hospitais eram assassinadas e tinham seus corpos incinerados para não deixar nenhum vestígio. Tufos de cabelos eram encontrados nas ruas de grandes cidades como Munique ou Berlim, logo que o nazismo ascendeu ao poder, para espanto das populações locais.
O nazismo foi um regime que não apenas perseguiu judeus, mas todos aqueles que não se encaixassem no modelo de perfeição que eles criaram (ou resgataram, da Grécia ou Roma antigas) bem como opositores ao regime considerados indesejáveis.
Esse é um regime que jamais deve ser resgatado ou enaltecido. É uma vergonha e uma página extremamente triste e deplorável da nossa história!
Mais de 300 mil pessoas, principalmente crianças, com algum tipo de deficiência física, foram assassinadas pelos nazistas.
Comentários
Postar um comentário