A AMEAÇA DE GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

A AMEAÇA DE GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

Em 2014, uma crise na Ucrânia colocou Estados Unidos e Rússia em lados opostos em uma disputa geopolítica. A decisão do então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, de rejeitar um acordo comercial com a União Europeia em favor de um acerto com a Rússia desencadeou violentos protestos da população.

O povo ucraniano queria que o país fizesse parte da União Europeia, mas isso contrariaria os interesses russos de ter subordinados a si todos os países próximos a ela, principalmente a Ucrânia, considerada pelos russos como "a fronteira ocidental" do país.

Putin não concorda com a possível aproximação da Ucrânia com o ocidente, nem com a adesão a OTAN, aliança militar de mais de 30 países liderada pelos Estados Unidos.

O que Moscou tem feito desde 2014 em relação à península da Crimeia é uma guerra híbrida, que é um conflito que não passa necessariamente pelo uso da força militar. Fazem parte dessa estratégia bélica a desinformação, os ataques cibernéticos ou o lançamento de tuítes contra uma determinada política ou um determinado governo.

A administração Putin já mandou para sua fronteira com a Ucrânia cerca de 100 mil soldados e milhares de equipamentos de guerra, o que está deixando o mundo de sobreaviso naquela região.

O governo norte-americano está ameaçando a Rússia com sansões econômicas e políticas, o que desincentivaria uma ação militar dos russos na Ucrânia. A União Europeia tenta uma solução diplomática para o impasse.

Vamos aguardar!

Rússia e Ucrânia: guerra à vista?




Comentários