TRIANON ABANDONADO

TRIANON ABANDONADO

No começo do mês de janeiro fui visitar um dos meus parques preferidos em São Paulo: o Trianon, em frente ao MASP, na avenida Paulista.

O Parque Tenente Siqueira Campos, como é conhecido o Trianon, foi inaugurado um ano após a abertura da avenida Paulista. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon e inaugurado pelo inglês Barry Parker. O nome Trianon foi dado por conta da existência do Restaurante Trianon inaugurado em 1916, que existia nas dependências do Belvedere da Paulista, localizado em frente ao parque, onde hoje está situado o Museu de Arte de São Paulo. 

Bem, mas chamo a atenção do leitor para as condições atuais do parque. As pedras portuguesas que revestem o assoalho das vias daquele importante ponto turístico de São Paulo se assemelham a um queijo suíço, com buracos por todas as partes. O playground está com todos seus aparelhos quebrados e aqueles utilizados para fazer ginástica estão em péssimo estado de conservação. Se antes víamos constantemente funcionários andando e zelando pelo parque, hoje eles são poucos e raros.

Os banquinhos de madeira feitos com o tronco das árvores hoje se encontram apodrecidos 

O mais grave, todavia, são fios de alta tensão e de telefonia que passam bem próximo da cabeça dos transeuntes que atravessam a ponte que liga os dois lados do parque sobre a alameda Santos - um perigo!

Nesses 130 anos da avenida Paulista, o Trianon está agonizando e o poder publico parece não estar nem aí!

Parque Trianon: era lindo, mas agora...





Comentários