SUNDAY BLOODY SUNDAY

SUNDAY BLOODY SUNDAY
No dia 30 de janeiro de 1972, há 50 anos, soldados do Regimento de Paraquedistas do Exército Britânico abriram fogo contra cidadãoes desarmados que protestavam contra direitos civis na Irlanda do Norte, matando 13 pessoas e ferindo 15.
O "Bloody Sunday" foi um dos episódios mais sombrios do conflito entre os nacionalistas católicos norte-irlandeses, que queriam uma Irlanda unida, e os unionistas protestantes, leais ao Reino Unido.
A detenção de nacionalistas católicos sem julgamento iniciados quatro anos antes foi o estopim para a passeata de 30 de janeiro de 1972.
Apesar da proibição de protestos, mais de 15 mil cidadãos partiram de um conjunto habitacional em direção centro de Derry. Quando jovens começaram a atirar pedras contra uma barricada do Exército britânico, os soldados receberam ordens de avançar. Mais tarde, alegariam ter sido atacados com bombas de pregos e armas de fogo, e que não teriam mirado nos manifestantes.
Embora suas declarações tenham sido aceitas no relatório oficial, elas não foram sustentadas por depoimentos independentes.
O massacre impulsionou o recrutamento para o Exército Republicano Irlandês (IRA), que combatia pela reunificação das duas Irlandas. O grupo paramilitar intensificou sua campanha terrorista na Irlanda do Norte, no continente britânico e no exterior, só encerrando-a em 1998, quando o Acordo da Sexta-Feira Santa selou a paz.
Nesse 30 de janeiro de 20022, em demonstração de solidariedade, multidões se reuniram ao longo das ruas que levam até o monumento do Domingo Sangrento, ode ocorreu a matança.
Ninguém até hoje foi punido pelos assassinatos, fato que abriu uma crise política entre a Irlanda do Norte e a Inglaterra.
O atual primeiro ministro Boris Johnson anunciou planos de suspender todos os processos contra soldados e militantes, sob o pretexto de dar fim ao conflito o que obviamente causou revolta nas famílias das vítimas.
Nesse 30 de janeiro prestamos uma homenagem às vítimas do Bloody Sunday.

O padre católico Edward Daly acenando com um lenço branco manchado de sangue enquanto tentava escoltar Jackie Duddy, ferido mortalmente para um local seguro.



Comentários