MAPPIN

MAPPIN

O Mappin foi uma empresa fundada em 29 de novembro de 1913 na cidade de São Paulo como uma Loja de Departamentos, sistema muito utilizado nos países europeus e depois nos EUA. Lá você comprava de tudo: desde sapatos até geladeiras. As origens da empresa nos remetem à inglesa Mappin & Webb, criada na cidade de Sheffield ainda no século XVII, e trazida para o Brasil pelos irmãos Walter e Hebert Mappin, após inaugurarem uma filial da Mappin & Webb na então Capital da República na Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro, em seguida inauguraram sua filial em São Paulo no ano de 1912, ocupando o prédio da Rua 15 de Novembro, 26. Sua especialidade, inicialmente, eram produtos finos, cristais, pratarias e porcelanas importadas, além de relógios e joias. Com sua mudança para a Praça Ramos de Azevedo, com a rua Xavier de Toledo, houve uma grande ampliação dos produtos oferecidos.

Nos tempos áureos, o Mappin contava com um salão de chá, no último andar, frequentado pela mais fina flor da elite paulistana.

Quando era adolescente e já trabalhava numa empresa de arquitetura do grupo BURI, no centro de São Paulo, sempre que era dia de pagamento, passeava pelos andares daquela famosa loja, procurando o que comprar. Sempre levava algum artigo ou ficava sonhando com outros.

Lembro de ter comprado uma bicicleta com meu primeiro salário: uma Caloi 10!

O Mappin fez parte da história de São Paulo e, antes dos shoppings, era o local preferido de compra pelos paulistanos. Todos aqueles que moram nessa cidade há algum tempo ou tem a mesma idade que eu sabem do que estou falando.

Nesse Aniversário de São Paulo não podemos nos esquecer do Mappin, do seu prédio imponente na praça Ramos e de seu papel na história dos paulistanos.

Mappin: a primeira loja de departamentos de São Paulo





Comentários