HOLOCAUSTO: A TRAGÉDIA JUDAICA

HOLOCAUSTO: A TRAGÉDIA JUDAICA


Hoje rememoramos o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Mas afinal, o que foi o Holocausto?

Holocausto é o nome que se dá para o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e que vitimou aproximadamente seis milhões de pessoas entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, opositores políticos. De toda forma, o grupo mais foi vitimado no foi o dos judeus. Estes, por sua vez, preferem referir-se a esse genocídio como Shoah, que em hebraico significa “catástrofe".

O antisemitismo já aparecia na história europeia desde a Idade Média e os nazistas incorporaram a aversão ao povo judeu desde que chegaram ao poder. Esse ódio já estava do programa do partido nazista desde sua fundação. Essa ideia partia da premissa que o povo alemão fazia parte de uma raça superior e os judeus, por sua vez, eram vistos como todos aqueles responsáveis pelos males da Alemanha.

Ao chegarem ao poder, em 1933, uma das primeiras medidas aprovadas pelos nazistas foi obrigar os judeus a usarem uma estrela amarela costurada nas roupas na altura do peito. Depois vieram a Lei para Restauração do Serviço Público Profissional. Essa lei proibia definitivamente os judeus de atuarem em cargos públicos. Outras leis do tipo foram aprovadas para outros ofícios, como médicos e advogados. Além das leis, os judeus eram alvos de ataques promovidos pelas tropas de assalto nazistas (SA) e tinham suas lojas boicotadas em toda Alemanha.

As Leis de Nuremberg foram um conjunto de três leis, aprovadas no ano de 1935, que legislavam sobre a miscigenação, a bandeira e a cidadania alemã. As duas leis que se relacionavam diretamente com o antissemitismo na Alemanha eram a Lei de Proteção do Sangue e da Honra Alemã e a Lei de Cidadania do Reich.

Na década de 1930 surgiu, entre os nazistas, a ideia da solução final que consistia em confinar judeus e outros grupos em campos de concentração para trabalharem em condições sub humanas para os nazistas e depois os eliminarem sumariamente.

Existiam diversos campos de concentração espalhados pela Alemanha e por seus territórios conquistados, sendo os mais conhecidos os de Aushwitz, Dashau, Treblinka, entre outros.

Os nazistas teriam eliminado, provavelmente, 6 milhões de judeus.

Como disse Anne Frank em seu diário: 

"O que é feito não pode ser desfeito, mas podemos prevenir para que não aconteça novamente."



Comentários