BRASIL: O PAIS DOS SECOND-SREENERS

BRASIL: O PAÍS DOS SECCOND-SCREENERS

A segunda tela é um fenômeno já observado desde 2009 e com o aumento dos gadgets e das telas conectadas, a possibilidade de interagir com programas ou comerciais de TV elevou-se ainda mais.

A ideia que mais cedo ou mais tarde, todos os conteúdos midiáticos iriam convergir para uma única “caixa preta” caiu por terra, na medida em que vivemos uma época marcada por convergências: TVs, tablets, smartphones e até relógios se completam e se comunicam entre si.

Hoje já se sabe que o Brasil é a Iterra da segunda tela, pois atualmente 90% dos brasileiros acessam o celular enquanto assistem a TV. Não à toa, a Global Web Index apelidou o Brasil de nação dos second-screeners.

Reality shows como BBB ou A Fazenda ou programas como Caldeirão ou The Voice Brasil possuem uma enorme interação com o público, que votam em seus candidatos preferidos ou interagem de alguma forma se utilizando da internet.

Nos EUA O app da SporTV+Futebol (Disponível para iOS) é um bom exemplo de como a segunda tela pode ser útil. Já utilizado nos EUA em transmissões de jogos de basquete e NFL (futebol americano), por exemplo, o app passa em tempo real informações dos jogadores durante a partida.

É fantástico observar como smartphones e tablets ajudaram a modificar mais um cenário. Associados às redes sociais e à internet móvel eles possibilitam uma segunda transmissão por busca de informações instantâneas através da web e de aplicativos. Com a nova tecnologia 5G isso irá se aprofundar ainda mais.

Vivemos a Era da Convergência Digital




Comentários