BOLSONARO E O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (27) que reajustou o piso salarial para professores de todo o país em 33,24%. Com isso, o piso passa de R$ 2.886 para R$ 3.845.
A lei do piso salarial dos professores que foi sancionada em 2008 estabelece o mês de janeiro como referência para o reajuste
Casa Civil, Ministério da Economia e Ministério da Educação estavam considerando um aumento de 7,5%, que atenderia a governadores e prefeitos, já que estados e municípios arcam com a maior parte do custo da folha da educação básica.
Só que a pressão de parlamentares da área da educação e das categorias do magistério, além das ameaças de judicialização, levaram o governo a não querer assumir o custo político de dar um percentual menor que 33%.
O reajuste de 33% defendido pelos professores segue os critérios da antiga lei do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb), substituída por uma nova versão aprovada no fim de 2020.
Então é muito fácil para Bolsonaro aumentar o salário dos professores nesse nível, sendo que não é seu governo quem irá pagar a maior parte e sim estados e municípios.
Medida extremamente eleitoreira essa. Se ele pensa que vai ganhar a simpatia ou a adesão dos professores à sua candidatura com essa medida está redondamente enganado!
#ForaBolsonaro
O ministro da Educação Milton Ribeiro e o presidente Jair Bolsonaro fazendo bondades com o chapéu alheio
Comentários
Postar um comentário