ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

ARTE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

Nos deparamos com a arte todos os dias em todos os locais possíveis: na arquitetura dos prédios, praças e jardins. Nos outdoors de propagandas, nas páginas dos jornais, nos livros e revistas. Para todos os lugares que olhamos, se olharmos com atenção, veremos arte.

Sempre que passeio pelas ruas de São Paulo ou qualquer outra cidade do Brasil ou do exterior, sempre fico atento à presença de obras de arte. Alguns gestores públicos têm o bom gosto e o bom senso de espalhar arte por algumas cidades. O metrô de São Paulo é um bom exemplo. Na maioria das estações há pinturas, esculturas, instalações que enchem nossos olhos e nos encantam. Sempre que observo a presença de uma obra de arte nesses espaços faço questão de tirar uma foto e publicá-la nas minhas redes sociais. É uma forma de mostrar às pessoas que a arte está em todos os lugares. E ela nos humaniza, nos permite refletir sobre a realidade de forma poética, com mais leveza.

Muitas vezes não nos damos conta, mas na nossa própria rua existem grafites espalhados pelos muros. E cada um mais interessante que o outro! Se vocês pararem para ouvir perceberão alguém cantando ou tocando um instrumento na vizinhança. Na minha concepção a cidade deveria estar repleta de manifestações artísticas. A arte nos torna mais sensíveis, mais ternos e solidários. E isso é fundamental para nossas vidas!

Como dizia o filósofo e escritor Friederich Nietzche: “Temos a Arte para não morrer da verdade.


Obra de Alex Fleming na estação Sumaré do metrô de São Paulo que trás fotos e poemas em painéis de vidro.



Comentários