AO MESTRE COM CARINHO

AO MESTRE COM CARINHO

Creio que todas as pessoas da minha geração assistiram e se emocionaram com o filme Ao Mestre Com Carinho, que tinha no papel principal Sidney Poitiers, como professor. 

A situação das escolas públicas na Inglaterra, onde o filme é ambientado, não é muito diferente hoje de muitas escolas públicas de grandes cidades no Brasil, infelizmente. Seu personagem ajudou a refletir sobre o papel do professor na transformação da vida das pessoas e também na importância da escola e da Educação. 

O filme é um drama sobre questões sociais e raciais, onde um professor negro lida com alunos problemáticos, predominantemente brancos, numa escola em um subúrbio de Londres. Esses alunos, totalmente indisciplinados, não o aceitam como professor e fazem de tudo pra que ele desista do cargo. O professor, por sua vez, muda suas estratégias, seu jeito de lidar com os jovens e acaba ganhando a confiança dos estudantes.

Poitier cresceu em Cat Island, nas Bahamas. Em 1964, foi agraciado tanto com o Oscar quanto com o Globo de Ouro de melhor ator pelo seu desempenho em Lilies of the Field. Foi o primeiro ator negro a ser laureado com o Oscar.

Em 1982, recebeu o Prémio Cecil B. De Mille e em 2002 se tornou o primeiro artista negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra. 

Ele faleceu ontem, 6 de janeiro de 2022, nas Bahamas.



Comentários