OS MILLENNIALS

 OS MILLENNIALS

A geração conhecida como millennials ou geração Y é aquela nascida entre os anos de 1981 e 2004, conforme alguns sociólogos. Eles são hoje 20% da população mundial. Ao contrário das gerações anteriores, eles já nasceram sob o domínio das novas tecnologias, grande prosperidade econômica, um mundo fortemente urbanizado, onde a virtualidade é o principal sistema de interação social e, muitas vezes, até a característica principal do mundo do trabalho.
Essa é a geração do efêmero, do descarte, visto que os produtos atuais não têm a mesma durabilidade que no passado tinham. Não em função da falta de qualidade e sim, por uma necessidade do mercado.
Nesse novo cenário, onde podemos assistir à queda de diversas profissões e a relativização de outras, a lógica do trabalho até então conhecida das profissões e carreiras adquiriu novo significado e grau de comprometimento.
Essa nova geração já não aceita começar “por baixo”. Almeja altos salários logo de cara, muitas vezes não tendo experiência para os cargos que ocupa, mas tendo muita habilidade nas novas tecnologias, o que é, no mundo de hoje, uma enorme vantagem.
Uma característica básica que define esta geração é a utilização de aparelhos de tecnologia, como os smartphones, para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores. O smartphone contém a vida do millennial! Não experimente tirá-lo do seu filho. Ele pode surtar!
A geração Y tem a expectativa de ter informação e entretenimento disponíveis em qualquer lugar. Eles têm que sentir que controlam o ambiente em que estão inseridos, têm que obter informação de forma fácil e rápida e têm de estar aptos a ter vidas menos estruturadas. Eles constituem um público exigente e ávido por inovações.
Todavia, os millenials apresentam também seus problemas: nascidos numa época de pós-utopias e modificação de visões políticas e existenciais, a chamada Geração Y cresceu em meio a um crescente individualismo e extremada competição. O dinheiro para eles tem um valor acima do monetário: é o meio que eles utilizam para ter experiências únicas, como por exemplo, viajar.
Eles fizeram ressurgir o politicamente correto e, muitas vezes se engajam em causas sociais, ambientais ou políticas.
Será que o mundo estará salvo nas mãos dessa nova geração?
Se você tem um millennial em casa, boa sorte!



Comentários