NEGACIONISMO
Define-se por negacionismo a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável, sendo essencialmente uma ação que não possui validação de um evento ou experiência histórica.
Há pouco tempo estreou na Netflix o filme NÃO OLHE PARA CIMA. Nele, um casal de astrônomos descobre que um cometa gigante está prestes a se chocar com a Terra. Decidem então alertar o governo dos Estados Unidos e os meios de comunicação que não lhes dão a mínima atenção e, por vezes, viram piadas ao vivo nos programas de entrevistas da TV que consideram suas ideias estapafúrdias, ridículas.
Essa realidade não é muito diferente da qual estamos vivendo hoje. Muitos negam o conhecimento científico, a vacina, há quem duvide da esfericidade da Terra, que o homem chegou de fato à Lua e por aí vai.
As teorias da conspiração ganharam cada vez mais espaço na mídia. E líderes como Trump e Bolsonaro ajudaram a propagar tais insanidades junto à população criando um descrédito na ciência. O mundo está caminhando cada vez mais para trás. Deus e a religião só não estão mais presentes que na Idade Média europeia, onde a Igreja Católica ditava todos os aspectos da vida humana. Qualquer político que queira se eleger no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo capitalista onde a religião é forte tem de se associar a líderes religiosos e obter apoio deles e de seu rebanho.
Talvez, de fato um cometa esteja se aproximando da Terra determinando nossa extinção. Enquanto isso, existirão líderes políticos, religiosos, artistas e até mesmo pseudocientistas negando até o último momento o choque inevitável e a grande explosão, dizendo se tratar apenas de fogos de artifício, de exercícios militares chineses ou de manifestações divinas!
Comentários
Postar um comentário