EU NÃO GOSTO DE ARTE!
Vocês acreditam que têm pessoas que não gostam de arte? Pois é. Elas existem e são muitas.
Todos os dias pela manhã eu costumo enviar reproduções de obras de arte para os meus Amigos, com o título da obra, o nome do autor, a localidade onde ele nasceu e morreu e uma mensagem de um dia feliz. Entretanto, há alguns anos eu tinha um colega que veio bem nervoso em minha direção logo pela manhã - nós trabalhávamos juntos.
- Você fica mandando essas figurinhas todos os dias para mim e enchendo a memória do meu celular. Eu não quero mais que você envie. Esbravejou o rapaz.
E eu me justifiquei:
- Mas não são figurinhas. São reproduções de obras de arte de grandes artistas. Eu envio para meus Amigos e colegas para que sintam logo de manhã um prazer estético, um frescor que só as obras de arte podem proporcionar.
- Mas eu não quero. Detesto arte! Eu não entendo nada! Disse meu colega.
Aquele dia eu fiquei realmente chateado. Pensei que estava contribuindo para o aperfeiçoamento da alma da pessoa e na verdade, de acordo com ela, estava enchendo seu celular de quinquilharias.
Por isso, eu defendo muito a Arte nas escolas. As crianças têm que aprender a fruir uma obra de Arte e perceber seu caráter transformador e humanizador. Elas tem de ser incentivadas a criar e não apenas completar figuras já dadas com lápis de cor ou tinta guache. Tem de conhecer as diversas manifestações da arte como o desenho (porta de entrada das Artes para as crianças), mas também a Música, a Dança, o Grafite, enfim, a maioria das formas de manifestação artística. Só assim, com pessoas que apreciam e admiram a Arte, teremos um mundo mais humano e com pessoas mais alegres e sensíveis.
Afinal, de acordo com Dostoiévsky: A
"A Arte tem o poder de salvar o mundo!"
NOITE ESTRELADA DE VAN GOGH
Comentários
Postar um comentário