EMBAIXO DO MINHOCÃO

EMBAIXO DO MINHOCÃO

Dia desses estava passando pela rua Amaral Gurgel, bem embaixo do Minhocão ou Elevado João Goulart, se preferirem. Aquele viaduto que foi considerado uma ode ao mal gosto estético e que acabou com o valor das casas e apartamentos da região para a tristeza dos moradores. Mais uma das obras de Paulo Salim Maluf. 

Mais não importa nem viaduto nem o Maluf, mas a cena que vi. Naquele dia observei uma casinha bem montada e organizada embaixo do viaduto. Uma senhora usava uma vassoura bem velhinha para limpar o chão. Ela tinha um sofazinho, uma mesinha, um colchão, uma estante com vários livros e até um armarinho para guardar seus pertences. E evidentemente, um cachorrinho. Estava feliz da vida cantarolando. Isso me fez refletir que apesar de toda a pobreza e dificuldade daquela senhora ela tinha alegria de viver. Tinha a esperança em dias melhores e estava contente com o que tinha e onde estava naquele momento.

É assim que devemos ser. Não devemos nos conformar com a miséria, nem a pobreza, mas devemos nos alegrar com o que temos, não com o que não temos, como dizem os budistas.



Comentários