CINEMA NA ESCOLA
Na minha vida como professor, tanto do ensino básico como na universidade, utilizei-me dos filmes para tentar mostrar aos alunos uma visão sobre determinação temas históricos.
Há vinte anos atrás as novas tecnologias da informação e comunicação estavam começando e, muitas vezes, passava os filmes na íntegra para os alunos. Assim, exibi A Missão, O Nome da Rosa, Cinema Paradiso, A Queda entre tantos outros. Hoje seria impensável exibir obras completas. Apenas fragmentos. E olhe lá!
Os alunos hoje têm muito mais opções, graças à internet ou às plataformas de streaming. Entretanto, a utilização dos filmes e dos audiovisuais em geral sempre foram boas estratégias para os professores de todas as áreas, em especial, das Ciências Humanas. Muitos colegas viam essas estratégias como "matança de aula", mas estavam completamente equivocados. Se estivessem em atividade nessa época do século XXI observariam que a utilização das novas tecnologias é cada vez mais realizada pelos profissionais da Educação.
Hoje em dia, contudo, são tantos e tão diferentes os recursos, que muitos professores abandonariam o trinômio giz, lousa e cuspe rapidamente. Mas sou das antigas. Ainda percebo a importância de uma boa explicação por parte do professor, se utilizando, da lousa, dos seminários, da organização de eventos pelos estudantes e, por que não dizer de algumas gotículas de saliva, de vez em quando, se bem que com a atual pandemia e a utilização de máscaras, isso ficou impossível.
O Nome da Rosa, um dos filmes mais utilizados nas minhas aulas abordar alguns aspectos da Idade Média.
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