COMEÇOU O FESTIVAL DE FAKE NEWS

COMEÇOU O FESTIVAL DE FAKE NEWS

As eleições de 2022 se aproximam e infelizmente membros do atual governo e alguns partidos e organizações se utilizam das fake news para espalhar desinformação pela internet, visto que o Brasil é um dos países do mundo com mais pessoas acessando a WEB. São textos que denigrem pessoas contrárias a alguns interesses políticos, desde membros da política até artistas e celebridades. O governo conta até com um gabinete do ódio coladinho à sala da presidência no Palácio do Planalto especializado nesse tipo de trabalho.
Mas há como combater as fake news. O primeiro a se fazer é a checagem das informações em fontes confiáveis, geralmente da imprensa profissional. O bom jornalista é aquele que colhe a informação e a checa várias vezes, com várias fontes diferentes, sempre dando espaço e vez ao contraditório. Nunca a imprensa profissional foi tão necessária para manter a Democracia.
Nós temos também de combater as notícias falsas através da produção e disseminação de textos confiáveis através das redes sociais, sempre tendo compromisso com a verdade. Isso é de fundamental importância.
Também é necessário denunciar grupos que espalham fake news, para que as pessoas não mais os acessem e percebam o absurdo que propagam. Um boicote a esses sites ou portais que espalham notícias falsas também é fundamental.
Temos como ganhar essa guerra. E ela pode ser travada pelas redes sociais, mas também pela conversa tête-à-tête, pelo contato pessoal e, enfim, pelo convencimento.



Comentários