SERÁ O FIM DA MONARQUIA BRITÂNICA?

SERÁ O FIM DA MONARQUIA BRITÂNICA?

A rainha Elizabeth II nasceu em 26 de abril de 1926. Tem portanto, 95 anos. Em 2021, Philip, duque de Edimburgo, seu esposo, confidente e amigo por décadas faleceu. A rainha está internada há dois dias num hospital em Londres.

Elizabeth enfrentou com bravura e determinação a Segunda Guerra Mundial. Venceu os argentinos pela posse das ilhas Falklands (ou Malvinas, para os argentinos) e viu diversos primeiros ministros passarem pelo Palácio de Buckingham, entre eles, o mais famoso e o mais admirado por ela, Winston Churchill. Entretanto, será que a monarquia britânica sobreviverá à sua morte? Charles, o príncipe herdeiro, espera há anos assumir o trono. Todavia, ele é visto com enorme antipatia pelo povo britânico.

A realeza trás também muitos gastos aos cofres públicos do país. Alguns dizem que o retorno econômico trazido pela nobreza é muito menor se comparado aos dispêndios. O turismo é uma fonte diretamente ligada à nobreza  De fato a rainha do Reino Unido é apenas um cargo simbólico que é consultado sempre pelo premier e tem a última palavra, por exemplo, na declaração de uma guerra entre a Grã-Bretanha e outros países.

Os britânicos resolveram abandonar a União Europeia, através do BREXIT, será que resolverão também extinguir a monarquia com a morte de Elizabeth?

A morte de Elizabeth II representará o fim da monarquia britânica?




Comentários