A EDUCAÇÃO E AS NOVAS MÍDIAS

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS MÍDIAS

Nesses tempos onde a internet e as redes sociais se tornaram onipresentes nas sociedades da maioria dos países do mundo, professores e escolas acabaram se tornando essenciais.

O professor permite ao aluno ler e compreender os textos e as imagens estáticas ou em movimento presentes na rede. Nesse sentido ele colabora para que os alunos não se tornem presas fáceis de discursos de ódio ou de ideias extremistas.

Para isso é necessário que o professor tenha na sua formação disciplinas que lhe capacitem a ler, interpretar e compreender textos e imagens e permitir aos alunos abarcá-los com uma visão crítica. É necessário também que os professores permitam aos alunos entrar em contato com as várias visões de mundo, com as várias ideologias, a fim de que o aluno forme sua própria opinião sobre determinados temas.

Entretanto, existe um limite para esse trabalho docente. O professor não deve compactuar ou permitir ao aluno a convivência com visões extremistas que coloquem em risco o sistema democrático. A escola deve, antes de tudo, formar o aluno para respeitar as instituições e o sistema democrático. Senão corremos o risco de ensinar aos alunos visões exógenas à democracia que podem resultar em sistemas  autoritários e excludentes que já foram vividos pela humanidade e tiveram resultados catastróficos.



Comentários