DEMOCRACIA
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governança através do sufrágio universal. Essa é uma das diversas definições de democracia possíveis. Existem diversas outras.
Mas, não podemos deixar de observar que, gradativamente, no mundo, há uma escalada de partidos e regimes autoritários e ameaças severas ao sistema democrático e às suas instituições.
Por todo o mundo experiências democráticas foram aniquiladas ou acabaram resultando em ditaduras.
Pela primeira vez, em décadas, a Freedom House - que mede a abrangência de governos democráticos no mundo - registrou mais países se afastando da democracia que caminhando para ela. De acordo com Larry Diamond "uma recessão democrática" está em pleno desenvolvimento.
Portanto, o que observamos no Brasil hoje não é uma característica apenas local. É um fenômeno global.
Ao que parece a diminuição do apoio dos povos à Democracia se dá principalmente porque esse mesmo povo tem acesso hoje ao conhecimento de como funciona o governo, como se comportam as instituições, devido à disseminação das novas tecnologias da informação e comunicação.
Para que esse sistema continue funcionando como o melhor regime político para a maioria dos países do ocidente teríamos de ter a maioria dos cidadãos dessas nações fortemente comprometidos com a democracia liberal; a maior parte dos cidadãos teria de rejeitar alternativas autoritárias a ela e os partidos e movimentos com poder real teriam de concordar com a importância das regras e normas democráticas básicas.
Só assim veríamos no futuro um comprometimento maior dos povos com a democracia liberal e representativa e o fim de aventuras autoritárias que nunca tem um bom fim.
Apoiado em:
MOUNK, Yascha. O POVO CONTRA A DEMOCRACIA. São Paulo: Cia. Das Letras, 2018
Comentários
Postar um comentário