CAINDO DO AVIÃO

CAINDO DO AVIÃO

Com a retomada do poder pelo Talibã, no Afeganistão, devido à retirada das tropas norte-americanas, houve um enorme temor da população afegã. Para as mulheres ainda é mais difícil. Para sair de casa só acompanhada por um homem. Nas escolas e universidades elas ainda podem permanecer, mas separadas dos homens. A burca voltou a ser obrigatória. Se você for viúva, pior ainda. As viúvas são consideradas um azar na vida dos maridos. Algumas famílias não querem sustentá-las.

A população hoje conta com 40 milhões de pessoas. A maioria jovens. Como preparar o mercado de trabalho para essa população? O Talibã tomou o poder, mas administrar o país, isso é outra história.

A China correu para reconhecer o governo do Talibã. Sabe das riquezas minerais que o país possui, principalmente o lítio, que é utilizado na bateria de celulares ou carros elétricos. 

Mas qual será o futuro desse país? Continuar exportando ópio para o mundo? Dar refúgio novamente para grupos extremistas como o que deu para a Al-Qaeda no início desse século?

Não é a toa que houve uma corrida para o aeroporto de Cabul, logo que muitos cidadãos souberam que o Talibã havia tomado o poder na capital. Alguns, em desespero, se agarraram à fuselagem, outros ao trem de pouso das aeronaves. Todos caíram e morreram. Por que tanto desespero? É melhor a morte que viver sob o jugo do Talibã?



Comentários