AS UNIVERSIDADES E O HORROR AO CONHECIMENTO

AS UNIVERSIDADES E O HORROR AO CONHECIMENTO

O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos do período medieval. As universidades da Idade Média tornaram-se as mais significativas instituições educacionais e intelectuais desde a época clássica (Grécia e Roma antigas), período em que se destacaram o liceu de Atenas e outras instituições notórias. O que caracterizou as universidades na Idade Média foi a forma de organização, bem como a liberdade para o estudo de temas diversos, universais, como o próprio nome sugere.

Devido ao fato de ter de estudar temas universais, portanto compreender a natureza, o homem e o universo, a universidade não pode sofrer a interferência de nenhuma instituição externa, pois é o local do livre pensamento. Quando governos totalitários assumem o poder, uma de suas primeiras atitudes é ocupar as universidades, aposentar compulsoriamente alguns professores indesejáveis e se livrar de alunos idem. Por que? Porque é dentro das universidades que se desenvolve o espírito crítico que não aceita barreiras ao livre pensamento. 

No Brasil, nesse momento, estamos vendo a perseguição de muitos professores, intelectuais e artistas por expressarem suas ideias. E isso não é novo. Até nos EUA, pátria da democracia,  professores universitários foram perseguidos. Na época do macarthismo, artistas e intelectuais eram chamados de “cabeças de ovo”e perseguidos pelo governo sem dó nem piedade. Muitos professores eram expulsos das universidades. Alguns artistas foram obrigados a se mudar de país, como é o caso de Charles Chaplin. 

Aqui no Brasil, o atual governo se coloca contra o livre pensamento e qualquer atitude crítica ao atual governo é vista como um ataque pessoal. Os membros do governo atual não valorizam o conhecimento, nem os professores, tanto da universidade, quanto do ensino básico. Enfim, não valorizam o saber.

Oxalá tenhamos uma mudança substancial em 2022 com um novo governo que valorize a Educação, o conhecimento e os professores, tão necessários em qualquer país que queira se desenvolver e ter um futuro melhor.



Comentários