11 DE SETEMBRO: UM HOMEM EM QUEDA

11 DE SETEMBRO: UM HOMEM EM QUEDA

A foto de um homem em queda livre de uma das duas torres do World Trade Center marcou profundamente aquela data em 2001.

Até hoje não se sabe o nome do cidadão, nem se era norte-americano ou estrangeiro.

Naquele dia a organização terrorista Al Qaeda organizou e obteve sucesso na sua mais ambiciosa empreitada: a derrubada das duas torres de dois dos prédios mais altos dos EUA, através de ataques por aviões tripulado por seguidores de Osama Bin Laden.

A fotografia que quebra uma das regras jornalísticas de não exibir cenas de suicídio ganhou a página de diversos jornais e sites da internet.

O jornalista responsável pela foto, Richard Drew, relatou como foi o dia. “Eu não sei se estavam pulando por escolha própria ou se foram forçados a pular pelo fogo ou pela fumaça. Não sei por que fizeram o que fizeram. Só sei que eu tinha de registrar aquilo." Reportou Drew ao site da BBC.

A polícia de Nova York não relatou nenhuma morte como suicídio. Afinal, todas as pessoas que pularam das torres o fizeram por conta do fogo ou da fumaça. Segundo registros do USA Today e do New York Times, de 50 a 200 pessoas teriam perdido a vida dessa forma.

O 11 de setembro de 2001 marcou profundamente a história norte-americana e a do mundo inteiro e essa foto foi emblemática, na medida em que mostrava o desespero e a dor das pessoas que estavam presas naquela gaiola de fogo.



Comentários