O QUE VOCÊ NÃO VAI SER QUANDO CRESCER?
Com certeza quando você era pequeno deve ter-lhe sido perguntado:
- O que você vai ser quando crescer?
Provavelmente você deve ter respondido: médico, advogado, cientista ou... astronauta.
Há alguns anos essa pergunta tinha sentido. Mas hoje, provavelmente, as crianças não saberão mais respondê-la.
O mercado de trabalho tem sofrido enormes mudanças e talvez muitas das profissões que existem hoje não existam no futuro.
O avanço das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) têm sido muito rápido e o uso da Inteligência Artificial também tem modificado muito a sociedade. Hoje desenvolve-se também a internet das coisas, permitindo aos objetos tomarem algumas decisões inteligentes.
Profissões tradicionais como médicos, advogados e professores possivelmente deixem de existir, na medida em que serão substituídos pelas máquinas.
Soluções dos últimos tempos, como por exemplo a Uber, que necessita de uma série de trabalhadores que exercem suas funções na informalidade, talvez também passem por enormes transformações. Nos EUA e em alguns países da Europa já se desenvolvem automóveis autônomos, sem a necessidade de motoristas. Drones podem entregar no futuro, suas encomendas do iFood!
Então, o que poderemos oferecer aos jovens como perspectiva? Honestamente, ainda não sei. Só sei que se o mundo continuar nesse ritmo, num futuro não muito distante teremos enormes populações excluídas do mercado de trabalho e grandes convulsões sociais que podem colocar o atual sistema político, econômico e social em xeque.
No mundo que está surgindo seremos substituídos pelas máquinas?
Carro autônomo da Uber que já está sendo utilizado nos EUA e alguns países europeus
Comentários
Postar um comentário