CULTURA: O SETOR MAIS AFETADO PELA ATUAL PANDEMIA


CULTURA: O SETOR MAIS AFETADO PELA ATUAL PANDEMIA

Sem dúvida o setor cultural foi o mais afetado pelo atual pandemia. Salas de teatro, de concerto, de cinema vazias por quase um ano e meio. Isso sem falar na desmontagem do setor que estava sendo promovida pelo governo federal. Chegamos até a ter um secretário de Cultura que plagiou Goebbels em sua live e colocou como música de fundo uma obra de Wagner, o compositor preferido de Hitler.

Nesse momento, muitos atores, diretores, iluminadores, sonoplastas, bilheteiros e até trabalhadores informais como pipoqueiros ou vendedores de cachorro quente estão sem emprego, vivendo de bicos ou totalmente na informalidade.

Um país que não se preocupa com sua cultura é um país que perde sua identidade aos poucos e fica facilmente à mercê da dominação estrangeira, principalmente daqueles países que preservam e dão valor a sua cultura. A cultura estrangeira imposta a nós brasileiros é um claro instrumento de dominação.

A atual pandemia quase destruiu esse setor que, tenho a certeza, renascerá aos poucos, tal qual uma fênix em meio às cinzas. Só deverá se adaptar a nova realidade e fazer uso casa vez maior dos meios informacionais.

E aí em faço um apelo aos meus amigos: prestigiem a produção nacional: nosso teatro, nosso cinema, nossas salas de concerto, nossas artes plásticas, nossos autores. Nesse momento o papel do povo brasileiro é fundamental!

Salas de teatro vazias: realidade do atual momento.





Comentários