POR QUE ACREDITO NUM ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL NO BRASIL

PORQUE ACREDITO NUM ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL NO BRASIL

O Brasil não tem vocação para ser socialista. Desde a conquista pelos portugueses por aqui consolidou-se a economia de mercado desde aquela época. Ao mesmo tempo, a Democracia teve períodos curtos, mas bastante promissores no Brasil, como a que vigorou de 1945 a 1964: a República Liberal, ou a que vigora de 1985 até os dias atuais.

Para se consolidar o socialismo teria de ocorrer de forma global, como previa Trotsky. O socialismo em um único país ou num bloco de países seria inevitavelmente atacado ou boicotado por países capitalistas como acontece atualmente com Cuba, Coreia do Norte ou a Venezuela. A China é um caso à parte: reuniu o socialismo na sua forma de organização política à economia de mercado na sua economia.

Para a formação dos Estados de Bem Estar Social houve um pacto nacional que reuniu os Estados, a classe empresarial e os trabalhadores. Nesses Estados os impostos são elevados, mas os serviços oferecidos à população como Saúde, Educação, Transporte, entre outros, são de ótima qualidade. E o Brasil tem plenas condições para isso (por aqui os impostos já são elevados, os serviços prestados pelo Estado, esses deixam a desejar!) 

Para quem não sabe já fomos a quinta maior economia do mundo. Temos uma enorme reserva de água doce do planeta, a maior biodiversidade do globo, uma população bastante criativa e trabalhadora, grandes cientistas. Mas infelizmente uma classe política que só pensa em seus interesses. E não podemos culpar apenas o imperialismo por nosso estado atual. Também temos culpa, por não elegermos governantes e representantes do povo comprometidos com a nação.

O Brasil tem tudo para dar certo! Vamos nos esforçar para que dê!



Comentários