O FUTURO
Não quero ser pessimista. Acredito num mundo melhor daqui para frente. Um mundo mais solidário, que seja mais inclusivo e mais democrático. Entretanto, estamos vendo se formar um mundo cada vez mais excludente, onde muitas pessoas são alijadas da sociedade. Estão cada vez criando uma sociedade formada pelos cada vez mais ricos, que se isolam e pelos cada vez mais pobres que ocupam as ruas das principais cidades do país. Alguns bilionários se esforçam em pesquisas para colonizar Marte, quem sabe prevendo o fim em breve das condições de vida na Terra.
O mundo passa por transformações radicais que nos foram impostas pela atual pandemia, pelo avanço das novas tecnologias da informação e comunicação e pelo aumento e aperfeiçoamento da globalização.
Temos de repensar o sistema produtivo capitalista. Ele incentiva uma forte acumulação nas mãos de poucos, em detrimento da maioria da população.
Temos de pensar no Brasil e em outros países do mundo numa espécie de novo New Deal, no qual o Estado protagonize os investimentos a fim de gerar uma forte movimentação na roda da economia e a geração maciça de empregos.
Ainda acredito num mundo melhor. Mas quem sabe essa seja uma das últimas oportunidades históricas, onde o povo deve erguer suas bandeiras e lutar para um mundo melhor e mais inclusivo antes que seja tarde demais!
Comentários
Postar um comentário