A VISITA DE DOM PEDRO II AO LÍBANO
Entre 1871 e1876 o imperador brasileiro Dom Pedro II visitou o Líbano, a Síria, a Palestina e o Egito. Nosso imperador era um erudito. Falava árabe, hebraico, aramaico, entre outras línguas. Era um amante da Ciência e da Cultura.
Quando chegou às terras do Império Otomano, do qual o Líbano fazia parte, ajudou a divulgar a ideia de que o Brasil era um país rico em florestas, hidrografia e recursos naturais, o que foi bastante divulgado na imprensa local. Isso fez com que os libaneses vissem no Brasil uma espécie de Eldorado, um paraíso na terra. A imigração libanesa para o nosso país começou em 1880, muito devido a essa propaganda de terra de oportunidades.
Muitos dos libaneses que vieram ao Brasil eram mascates, caixeiros viajantes que chegavam sozinhos e percorriam as fazendas de São Paulo, do Paraná e de outros estados do centro sul do Brasil, vendendo tecidos, bijuterias e outros artigos. Depois de um tempo, com um pouco de dinheiro guardado, traziam suas famílias e abriam pequenos negócios nas cidades que começavam a prosperar, devido à produção de café e as indústrias.
Hoje, no Brasil, existem de 5 a 6 milhões de libaneses e seus descendentes, o que faz do nosso país aquele com o maior número desses cidadãos só seguido pela Argentina com uma presença que varia de 1,2 milhões a 3,5 milhões.
Hoje os libaneses e seus descendentes contribuem e muito para o desenvolvimento do Brasil!
Dom Pedro II, no centro da foto, em visita ao Líbano.
Comentários
Postar um comentário