HOME SCHOOLING: VANTAGENS E DESVANTAGENS

HOME SCHOOLING: VANTAGENS E DESVANTAGENS 

Recentemente uma aluna de 17 anos, de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi impedida pela Justiça de realizar matrícula num curso da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo por estudar no sistema de home schooling. Esse sistema de estudos ainda não está regularizado no país, mas o aluno pode realizá-lo, desde que se submeta a uma prova que comprove seu aprendizado. O problema é que para realizar essa prova, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), o estudante deve ter dezoito anos ou mais.

O home schooling (aprendizagem em casa) apresenta vantagens e desvantagens. Creio que as principais vantagens dessa modalidade de ensino seja permitir ao aluno aprender no seu tempo, pelo seu método, sem ter de se submeter aos tempos escolares, nem aos métodos, nem à rigidez do sistema. Entretanto, os alunos devem ter o acompanhamento de pais ou tutores que estejam à par dos conteúdos e das abordagens do ensino. A escola tradicional, por sua vez, permite um aprendizado colaborativo, a convivência com outros alunos, a socialização de experiências. Entretanto, a escola é um local que reproduz a sociedade. Muitas vezes existe a violência, o bullying, a competição entre os alunos e outros métodos nada apreciáveis. 

Creio que para cada tipo de aluno há um método de estudar, uma forma recomendável. Acredito também que deva haver uma grande discussão sobre o assunto entre educadores, pais, alunos e a sociedade organizada.

Elisa de Oliveira Flemmer, aluna de 17 anos de Sorocaba, impedida pela Justiça de estudar na Escola Politécnica da USP, por ter realizado o ensino médio no sistema de home schooling.



Comentários