DISCURSO E REALIDADE

 DISCURSO E REALIDADE

O presidente Jair Bolsonaro acabou de fazer seu discurso na Cúpula do Clima convocada pelo presidente norte-americano Joe Biden. Ele se comprometeu a eliminar o desmatamento até 2050 e também a promover uma drástica diminuição dos gazes causadores do efeito estufa. Disse que o Brasil é um dos países que mais preserva o meio ambiente. Que mais de 80% da floresta amazônica está preservada. Falou também que tem fortalecido os organismos de proteção ambiental.
Tudo olhando diretamente para a câmera, sem pestanejar!
Sabemos, entretanto, que boa parte do que o presidente falou é mentira. Boa parte dos recursos naturais do país têm sido destruídos nos últimos anos. O maior desmatamento das florestas tem ocorrido coincidentemente com os dois últimos anos do seu governo. O IBAMA, o ICMBio e outros órgãos de fiscalização ambiental têm sido desmontados e, recentemente aprovou-se um decreto que, na prática, tira todo poder do IBAMA em multar aqueles que destroem o meio ambiente. O ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas foi afastado no último dia 15 depois de ter denunciado o ministro Ricardo Salles no STF, por ele estar dificultando as investigações sobre a maior apreensão de madeira da história do país. O chefe do IBAMA, de Paranaguá, no Paraná também foi demitido por reforçar a fiscalização no porto local. A política do atual governo tem atuado no extermínio dos povos indígenas, permitindo a entrada de exploradores de todas as espécies e missionários evangélicos em suas reservas.
Em suma, o atual governo brasileiro não está nem aí para o meio ambiente, para as populações nativas, nem para o futuro dos brasileiros e da população mundial.
Pobre Brasil, daqui há poucos anos substituiremos o verde da nossa bandeira pelo cinza do que sobrou da floresta devastada e queimada!



Comentários