DIA DO ÍNDIO: NOS DERAM ESPELHOS E VIMOS UM MUNDO DOENTE

 DIA DO ÍNDIO: NOS DERAM ESPELHOS E VIMOS UM MUNDO DOENTE

O Dia do Índio, comemorado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943. A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.
Os indígenas que eram cerca de 6 milhões de indivíduos quando da chegada dos portugueses a essa terra, hoje não passam de mais de 400 mil. Isso foi devido a diversos fatores: guerras entre europeus e índios que resultaram no assassinato dos nativos, guerra biológica, afinal os europeus que aqui chegaram traziam consigo vírus e bactérias que não existiam na América, o extermínio cultural que impunha a cultura europeia aos valores culturais dos nativos, entre outros fatores.
Hoje os indígenas travam uma nova luta contra as políticas do governo federal que não dá nenhuma atenção aos povos índios. Pelo contrário, procuram mais uma vez exterminá-los se apropriando de suas terras, cheias de riquezas. A Constituição Cidadã de 1988 fez coincidir muitas reservas indígenas com as riquezas vegetais e minerais presentes no solo de determinadas regiões e isso causou um enorme impasse e o interesse de muitos grupos nas reservas.
Muitas lideranças indígenas encontram-se ameaçadas de morte pelos que se interessam por sua terra e tem no Brasil poucos grupos que defendam seus interesses. Muitas vezes são obrigadas a apelar para a opinião pública internacional que está de olho na forma como tratamos os nativos no nosso país.
Como já disse o inesquecível Renato Russo:
"Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente."
Nesse 19 de abril pense nos índios e ajude a defender suas VIDAS!



Comentários