CUIDADO: GRANADA!

CUIDADO: GRANADA!

Moradores de Nova Granada, cidade com pouco mais de 21 mil e seiscentos habitantes no interior de São Paulo com suspeitas ou portadores do vírus da Covid-19 devem usar pulseiras de identificação. A medida foi publicada em um decreto e começou a valer a partir desta segunda-feira, dia 8 de abril.

De acordo com a publicação, o paciente que procurar por atendimento médico com sintomas do coronavírus vai receber uma pulseira amarela, que indica a necessidade de isolamento até o recebimento do resultado do exame.

Caso o paciente tenha sido diagnosticado com a doença, ele vai receber uma pulseira vermelha, que só pode ser retirada com autorização médica.

Ainda segundo o decreto, o morador que retirar a pulseira ou ser flagrado descumprindo o isolamento domiciliar será multado em R$ 300! Mais do que o auxílio que está sendo pago para os brasileiros pelo governo federal de 250 reais.

Nova Granada contabiliza 1.748 casos confirmados de coronavírus, sendo 1.564 pacientes curados e 38 mortes registradas desde o início da pandemia, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no domingo, 7 de abril.

Eu até entendo essa medida extrema num momento onde os casos da nova doença estão aumentando, entretanto, não dá para não relembrar o caso da Alemanha Nazista que começou colocando símbolos nas lojas de judeus e depois nos uniformes do povo hebreu da Alemanha, em homossexuais, ciganos, comunistas e todo tipo de gente contrária ao regime nazista. E daí o confinamento em guetos, a posterior formação de campos de concentração e finalmente o extermínio. Não estou dizendo que as intenções da prefeitura de Nova Granada sejam essas, mas a História já nos ensinou tanto... Não devemos cometer os mesmos erros novamente.

A pulseira gerará um enorme preconceito dos habitantes da cidade com seus semelhantes e creio que era melhor o prefeito trabalhar a conscientização das pessoas, a repressão às aglomerações e a exigência junto ao governo estadual e ao governo federal para que imunizem a população o mais rápido possível, afinal o atendimento médico e a vacinação são obrigações que estão na Constituição de 1988.

Sabemos que medidas como essa nunca terminam bem! 

Nova Granada: pulseiras para identificar a população com o vírus da COVID-19: falta de conhecimento histórico!




Comentários