CABELO

CABELO

Nesta terça última estava zapeando pela TV e acabei me deparando com o Tiago Leifert, no Big Brother, reality show exibido pela Globo nos finais da noite. 

No episódio que presenciei Leifert dizia de maneira cordial a Rodolffo, um dos participantes, sobre a necessidade de respeitarmos as diferenças. Dias antes o dito participante tinha feito críticas ao cabelo Black Power de João, um outro integrante, dizendo que seu cabelo se assemelhava com a peruca do castigo do monstro. Isso levou o garoto ofendido a ficar muito triste por alguns dias.

O cabelo Black Power foi criado como símbolo de resistência pelo movimento negro norte-americano, numa época de extremo preconceito racial naquele país.

Achei interessante e até didático o discurso do Thiago que chamava atenção para o fato de termos de respeitar as diferenças e de nos colocarmos no lugar do outro. E achei bem legal o critério que o apresentador colocou: não criticamos as características físicas do outro: respeitarmos as pessoas como elas são.

Num programa que atinge um enorme público como o Big Brother é fundamental que se abra esse tipo de discussão, mas também que se faça uma amplo debate sobre o tema. Isso é fundamental na sociedade brasileira que nos últimos tempos tem alimentado sentimentos racistas, radicais e colocado muita coisa prá baixo do tapete como se fôssemos o país da democracia racial.

João: respeite meus cabelos Black Power!



Comentários