A CRISE DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS

A CRISE DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS

A quantidade de refugiados venezuelanos no Brasil só aumenta, em função da crise econômica naquele país e da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
O Brasil também se encontra em crise política e econômica, porém de proporções bem menores que a Venezuela. Muitos são deportados sem muito critério. Os que são acolhidos ficam em campos de refugiados, muitas vezes sem saneamento ou água potável. É uma crise humanitária sem precedentes!
O boicote econômico aos países que adotam o socialismo como sistema polico-econômico e social, como por exemplo, Cuba, também responde por essa catástrofe humanitária.
Evidentemente, não podemos poupar o governo Maduro que tem tomado soluções autocráticas e se isolado do restante do mundo. Maduro poderia promoveram soluções alternativas, incentivando a pequena propriedade rural, uma menor produção industrial básica e assim promover o aumento do mercado interno e não ficar tão dependente da produção de petróleo.
Mas o Brasil também tem de ter um papel importante no acolhimento desses refugiados promovendo sua inserção na sociedade e dando condições de vida dignas a essa população. Afinal, somos o país mais rico do subconsciente sul-americano e devemos assumir nossas responsabilidades e nosso papel humanitário perante nossos semelhantes.



Comentários