O RISCO DO ROMPIMENTO COM A DEMOCRACIA EM 2022

O RISCO DO ROMPIMENTO COM A DEMOCRACIA EM 2022

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal revelou, em recente entrevista à Folha de São Paulo, enorme preocupação com as eleições de 2022 (na ocasião, ele estará à frente do Tribunal Superior Eleitoral) e elencou diversos motivos para isso: 

1. A remilitarização do governo civil durante a presidência de Jair Bolsonaro.

2. As intimidações de fechamento dos demais poderes em diversas oportunidades, durante o governo do capitão.

3. A depreciação constante do valor do voto e das urnas eletrônicas pelo atual presidente, que defende a volta do voto impresso.

4. Declarações constantes do governo contra a liberdade de imprensa.

5. Inventivo à regulamentação do uso de armas e falta de investimentos em áreas prioritárias como Saúde e Educação.

6. A recusa antecipada da decisão do pleito de 2022 por Bolsonaro e seus apoiadores.

O ministro também enalteceu as conquistas da operação Lava Jato, mas disse, na entrevista que o que está para acabar é a atitude infantil do lavajatismo, que não fez uma autocrítica de sua atuação e cometeu diversos erros.

Na verdade, na minha modesta opinião, o cenário já está desenhado. Caso perca as eleições Bolsonaro utilizará a mesma fórmula de Trump e mergulhará o país ainda mais no caos.

Se temos algum apreço pela Democracia é bom nos posicionarmos o quanto antes contra as atitudes do atual governo e seus desmandos. Se não adeus Democracia, liberdade de imprensa e liberdades individuais. E vamos todos mergulhar juntos no mar tenebroso do autoritarismo.

Ministro Edson Fachin: risco de ruptura institucional em 2022.



Comentários